terça-feira, agosto 07, 2007

Cacela e os Piratas

Estou aqui!

Não imaginam o que é beber desta paisagem. O Olho enche-se-me de visões. Avisto num piscar de olho os tais piratas que atacavam por este mar. Basta-me franzir a vista desculpando-me ao sol, e vejo: revejo a embarcação.
Beijos a todos de Cacela...




"Cacela-Velha
Aldeia localizada numa elevação arenítica em frente à Ria Formosa e ao mar, donde se vislumbra uma das mais belas panorâmicas do sotavento algarvio.

Constituiu ponto de passagem para navegadores gregos e fenícios, e segundo alguns autores terá sido Cunistorgis, a antiga capital dos Cúneos. Os romanos ampliaram-na e os árabes deram-lhe o prestígio.

Durante o período islâmico e a época medieval foi um importante centro populacional, tendo sido conquistada aos mouros por D. Paio Peres Correia em 1240. Segundo a lenda, após a conquista de Cacela, foram ditadas tréguas, mas sete cavaleiros cristãos foram mortos à traição pelos mouros e assim a fúria de D. Paio abateu-se sobre Tavira e conquistou-a. Em 1283 D. Dinis outorgou foral a Cacela.

Durante o século XIV devido a alterações da linha da costa e aos constantes ataques de piratas a população começou a abandonar a vila e a partir para o interior.

Actualmente como pontos de interesse encontramos a fortaleza do século XVII, um edifício de duplo beiral do século XVI, algumas moradias de arquitectura tradicional algarvia do século XVIII, a igreja de origem medieval, as ruínas islâmicas, os fornos romanos e os vestígios da antiga muralha medieval. A designação Cacela-Velha é recente, pois este local era conhecido como Sítio da Igreja."

2 comentários:

SN disse...

A fortaleza...e a Casa Azul!

Anónimo disse...

It��s a really good article for me, Must admit that you are one of the best bloggers I ever saw,keep up the nice work, and I will be a frequent visitor for a very long time. I am dora fromsemi dresses Pigalle Christian Louboutin. Column Wedding Dresses