segunda-feira, junho 02, 2008

Mitos



«Participei na transformação da minha época com roupas, muito menos importante que a música, arquitectura ou a pintura, mas seja lá como for, eu fiz!» disse Yves Saint Laurent que marca a história da moda como o «homem que deu o poder às mulheres» quando apresenta as «revolucionárias» colecções onde funde o masculino com o feminino. Em 2002 Yves Saint Laurent decide abandonar o mundo da moda. Yves St Laurent

Recordo muito bem o percurso pelas ruas mais quentes de Paris. Tinha 5 anos. Rue du Faubourg de St Honoré, Avenue de l' Opéra. Paragem obrigatória pela "estância de Luxo" Raoul & Curly. Passava o tempo agarradinha à minha mãe. Mão na mão, com medo de me perder.
Voltando ao frio quente de Paris, recordo-me dos passeios cinzentos que mais pareciam desafiar-me para uma próxima esquina. Recordo o cheiro do pão, que se estalava no espírito da boca. Julgo que o pão deu formas ao coração da minha boca. O coração da minha boca é a minha rosada língua de encantos que vos serve. O cheiro dos perfumes, o imaginário dos costureiros: Dior, Lagerfield, e claro, Yves Saint Laurent. A minha mãe pôs-nos o nome de ídolos que a assombravam. No meu caso, a Sophia Loren. No caso do meu, irmão Yves que hoje faz anos, Yves Montand e Yves St Laurent. Três mitos que deram origem aos nossos nomes.