segunda-feira, março 17, 2008

Paulo Dobreira


To Luís Paulo Dobreira. You honored my life.
É um jovem realizador que decidiu embarcar na emboscada "Underwater" filmada em 2007. Poucos recursos. E é disto que vivemos: um pão seco, mas a barriga do espírito saciada pelas notas que nos embalam no calor da vida em direcção à Morte- a incógnita mais temida pelo Homem.
O vídeo foi filmado em escassos dias, com muita animação, e alguma loucura própria de quem parte sem saber para o que regressa: recordo nos dias que investimos os três (sim!João Vaz, Paulo Dobreira e myself numa banheira branco marfim, de lábios roxos, câmara em punho para matar o momento). Do you picture that? Essas imagens nunca viram a luz do dia. A banda decretou não incluí-las no edit final do vídeo, por diversas razões. Julgo que essas imagens um dia, virão a público. É inevitável. Too good to be true.
Cenas de cama (soft bed), cenas de mar, cenas de mato, e assim se fez o "Underwater" pela mão do Paulo. Rodámos grande parte do vídeo na secreta azinhaga do Vale dos Anjos. Um caminho estreitíssimo sem fim- a eternidade desejada do Homem. Fez-se um ano: revejo o vídeo e acho que "a magia" sempre nos acompanhou. Conhecem aquele ritual nortenho de se colocar sempre um prato a mais, à mesa da ceia de natal, para o defunto?. Pois sinto sempre essa presença, por perto. Sinto sempre o defunto filme das nossas vidas.

Sem comentários: